quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Cultura: uma visão geral

Ao lermos os textos, podemos definir cultura como um conjunto de manifestações artisticas, sociais, linguisticas e comportamentais de um povo ou civilização. Sendo a produção de cultura, uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais. A cultura condiciona a visão de mundo do homem, interfere no plano biológico, faz com que os individuos participem de forma diferente de sua cultura, além de ter uma lógica própria e ser dinâmica.
Homens e mulheres com culturas diferenciadas, vêm na maior parte das vezes a cultura alheia como errada, tendo como certo apenas o seu conjunto de conhecimentos adiquiridos com seu povo. Povos diante de uma mesma situação podem ter reações e conclusões diferentes, sendo induzidos a ver o mundo de formas opostas. Porém, até mesmo dentro de uma mesma sociedade podem ocorrer divergências quanto a pensamentos e ideais, resultando em comportamentos hipócritas e egocêntricos. Catalogando o diferente como absurdo e imoral.
Assim como a cultura tem o condicionamento de interferir nas necessidades mais básicas do homem, ela pode intervir diretamente em alguns aspéctos biológicos. Costumes, crenças ou tradiçõies de uma sociedade qualquer, afeta as referências biológicas causando muitas modificações. Essas modificações geralmente ocorre quando duas culturas se "chocam" e uma se sente mais elevada ou submissa a outra. Fazendo com que a cultura menosprezada perca a vontade de seguir com seus costumes e crenças, induzindo até mesmmo a morte.
É bastante notável e visível, que nenhum individuo é capaz de participar e interagir totalmente para com a sua cultura. Porém, é necessário que entre essa sociedade possua um ideal para que assim possam partilhar este conhecimento um com o outro. A participação cultural do individuo na sociedade depende de alguns fatores, tais como, o gênero e a idade. Gênero são as atribuições que são diferenciados de homem para mulher. Já a idade, as atribuições são dadas de acordo com a ordem cronoçógica. Não existe probabilidade de um individuo dominar todos os aspectos de sua cultura, simplismente porque nenhum sistema de socialização é perfeito.
Qualquer cultura tem um aspecto em comum com outra, pois as culturas apesar de todas as desigualdades, tem uma forma peculiar de observar o mundo, tendo idéia de como as coisas funcionam. pode-se chegar na seguinte conclusão, a cultura tem sua lógica própria, seguindo uma teoria caracteristica, podendo assim chegar a um objetivo e consequentemente a uma conclusão.
A cultura pode ser definido como algo dinâmico, pelo simples fato do homem ter capacidade de pensar e questionar os seus próprios hábitos e consequente muda-los. Qualquer sistema está sujeito a sofrer modificações, por essas atividades de mudanças atribuimos que a cultura vem a ser dinâmica.
Dessa forma, é de suma importância que todos tenham ao menos a idéia do que vem a ser conhecimento cultural, para que possamos compreender e respeitar as diferenças existentes entre os povos e culturas, e dentro da mesma cultura as modificações e os ideais opostos.


Nenhum comentário: