quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Preservação ambiental x sobrevivência

Ultimamente não só o Brasil como todo o mundo tem vivenciado vários impactos ambientais, e estes são na maior parte ocasionados pela ação do homem. Prova disso é o aquecimento global, que sem uma solução tende aumentar cada vez mais. Porém este quadro pode ser invertido através de aterros sanitários, reciclagem dentre outras formas de evitar essas catástrofes. Além da questão da sobrevivência de todo o mundo.
Apesar de serem mal administrados os aterros sanitários são uma das formas de impedir esses desastres que vem acontecendo, os resíduos são compactados e cobertos com terra. Com isso, existe tratamento dos gases e dos líquidos produzidos pelo lixo e controle de animais transmissores de doenças. Além de ser uma técnica confiável com baixo custo operacional.
Outro tipo de preservação ao meio ambiente é a reciclagem. Com ela,o material é reaproveitado passando por um processo de transformação retornando ao ciclo produtivo. Com a reciclagem há a diminuição dos problemas ambientais como, menos poluição, tanto nas ruas de uma cidade ou nas encostas dos rios. Menos gastos com água e energia.
Portanto,é preciso que nos conscientizemos quanto à questão do meio ambiente, e lembrarmos que este problema não exclusivo de entidades governamentais, fabricas, ONGS e sim de todos. Pois, hoje o problema de preservação ambiental é uma questão moral, porque alem de afetar a sua qualidade de vida é a sua sobrevivência que está em jogo.

Nenhum comentário: